SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45A educação ocupada: um ensaio psicopolítico sobre as ocupações secundaristas de São PauloEscrever como um ato de resistência: uma escrita rizoma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ROSA, Leandro Amorim  e  SANDOVAL, Salvador Antonio Mireles. Ocupação Estudantil no Instituto Federal de Catanduva (SP): potência, desenvolvimento e práxis. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 317-334. ISSN 2175-1390.

As ocupações estudantis paulistas de 2015 marcaram significativamente o cenário político brasileiro e influenciaram diversos outros movimentos estudantis. É abordada no texto uma ocupação ocorrida em 2016 no Instituto Federal de Catanduva (SP). O corpus empírico foi produzido por meio de grupo focal, entrevistas e observações participantes. A partir do tratamento do material, a análise foi dividida em três momentos: potência de agir; aprendizado e desenvolvimento; práxis política. Esses três momentos se identificam com as três dimensões de nossa proposta teórica: campo de potência. Tal campo se caracteriza como um espaço/tempo no qual se favorece a) o acontecimento de bons encontros; b) a produção de subjetividades e relações democráticas e democratizantes; c) a realização de práxis política criativa e reflexiva.

Palavras-chave : movimento estudantil; ocupação; práxis; potência de agir; desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License