SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45Ocupação Estudantil no Instituto Federal de Catanduva (SP): potência, desenvolvimento e práxisOcupações poÉticas¹ de si e do outro: cartografando encontros entre arte, cultura e produção da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Ana Lúcia S. da  e  FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. Escrever como um ato de resistência: uma escrita rizoma. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 335-350. ISSN 2175-1390.

O movimento desta escrita acompanha o movimento de produção de tese intitulada: Novos coletivos de resistência em produção: o que pode um corpo político poético? É uma escrita rizoma. Portanto, uma escrita resistência e não sobre resistência. Anuncia os recolhimentos de campo, as transmutações e os encontros com os coletivos de resistência que se conectam às produções de mulheres poetas, pretas e moradoras da periferia da cidade de Belém-PA. Assim, é uma batalha, uma partilha e uma saúde. O artigo parte do encontro entre a pesquisadora, e poeta, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), sua orientadora e militante do SUS, e as mulheres, manas, e poetas, de Belém e Manaus - AM, que fazem parte do coletivo Slam Dandaras do Norte, e que protagonizam encontros-batalhas de poesia, para produzir encontros poéticos, manifestos e atos que potencializem suas existências, demandas políticas, alegrias e produção de si.

Palavras-chave : Resistência; Slam; Rizoma; Corpo poético; Experimentação cartográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License