SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45Ocupações poÉticas¹ de si e do outro: cartografando encontros entre arte, cultura e produção da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SABUCEDO, José Manuel  e  VILAS, Xiana. A ira e as emoções positivas no protesto político.Traduzido porDomenico Uhng Hur. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 370-381. ISSN 2175-1390.

Este estudo analisa o papel das emoções no protesto político. Nos modelos atuais, a ira é a única emoção que se associa a essas ações. No entanto, os autores consideram que não é a única emoção que mobiliza a cidadania, por isso afirmam que junto a ela devem existir outras de valência positiva. Nesta pesquisa participaram 316 estudantes universitários, aos quais se perguntou sobre sua intenção de mobilizar-se contra os cortes na educação. Os resultados mostram que a ira se correlaciona de maneira significativa com as emoções positivas. Ademais, a análise de mediação demonstra a relevância das emoções positivas para explicar as intenções de protesto e que a influência da ira sobre a intenção de participar se realiza fundamentalmente através das emoções positivas. Discute-se o papel das emoções e a necessidade de ampliar os motivos de participação.

Palavras-chave : Emoções positivas; ira; protesto político; cortes na educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License