SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue46The national truth commission and the construction of social memories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SZUCHMAN, Karine Shamash; LAZZAROTTO, Gislei Domingas Romanzini  and  PALOMBINI, Analice de Lima. Construção de testemunhos de violência de estado: exercício político da formação em psicologia . Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 422-434. ISSN 2175-1390.

O presente artigo discute as possibilidades de construção de testemunhos de violência de Estado como uma ferramenta clínico-política no âmbito das práticas da formação em psicologia. A orientação metodológica da narratividade como política sustentou a análise de uma experiência coletiva, articulando o processo de testemunhar e narrar com escritas de cenas de situações de violação de direitos no contexto brasileiro. O campo problemático desta pesquisa encontra-se em diferentes experiências da formação psi envolvendo o testemunho, entre as quais destacamos um projeto de extensão universitária que trabalha com familiares de adolescentes em medida socioeducativa. Buscamos analisar quais elementos estão em jogo para a construção de um testemunho de violência de Estado e como sustentar nossa presença enquanto testemunhas. Por fim, destacamos o exercício ético da transmissão no reconhecimento público de uma memória coletiva como uma estratégia de compor uma psicologia de nosso tempo.

Keywords : Violência de Estado; Testemunho; Formação em Psicologia; Narrativa, Necropolítica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License