SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Construcción de testimonios de violencia de estado: ejercicio político de la formación en psicologíaFascismo de género: control, opresión y exclusión de mujeres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

WEIMER, Karen Sibila Strobel Moreira; OLIVEIRA, Denize Cristina de  y  ANUNCIACAO, Luis Flávio Chaves. A comissão nacional da verdade e a construção de memórias sociais. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 435-448. ISSN 2175-1390.

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi uma iniciativa visando esclarecimento sobre violações de direitos humanos cometidos entre 1964 e 1985. Por sua intrínseca participação social, pode-se também estudar uma característica da memória social, que é o esquecimento. Com o objetivo de analisar os aspectos psicossociais da memória em relação à ditadura por meio da percepção e sentimentos gerados em torno da CNV, 159 participantes (51,6% mulheres, 68,6% de esquerda), estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foram entrevistados e responderam questões atitudinais e emocionais sobre a CNV. Os resultados evidenciaram que o conhecimento sobre a Comissão e a orientação política dos entrevistados têm efeitos significativos sobre o conjunto de variáveis analisadas. Participantes auto declarados de esquerda apresentaram maior acordo com a atuação da CNV, além de maior intensidade de sentimentos positivos e negativos. Participantes auto declarados de direita apresentaram maior concordância com ações de esquecimento. Esta pesquisa traz contribuições ao estudo das atitudes e da memória social frente à CNV e se constitui como fonte geradora de novas hipóteses sobre o tema.

Palabras clave : Psicologia Social; Memória Social; Ditadura; Comissão Nacional da Verdade; Esquecimento.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License