SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46A comissão nacional da verdade e a construção de memórias sociaisEncarceramento feminino: reflexões acerca do abandono afetivo e fatores associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CECCON, Roger Flores  e  MENEGHEL, Stela Nazareth. Fascismo de gênero: controle, opressão e exclusão de mulheres. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 449-458. ISSN 2175-1390.

Este ensaio discorre sobre o conceito de fascismo social e busca sua aplicação aos estudos de gênero, principalmente na análise das violências, iniquidades, feminização da aids e violações de direitos sociais de mulheres que vivem em cenários de capitalismo racista e patriarcal, em sociedades que utilizam a exploração, a exclusão, o abandono e a morte como mecanismos de controle. Propomos um deslocamento do conceito original, ampliando seu escopo para as desigualdades entre homens e mulheres, ao qual denominamos de fascismo de gênero, caracterizado como um regime de relações sociais cimentadas por assimetrias no exercício de poder que produzem exclusão, subjugação e exploração feminina. Opera por meio-da exclusão de direitos feminos e a violência como mecanismo de controle. O conceito contribui para analisar as vulnerabilidades femininas e subsidiar políticas públicas que dialoguem com as reais necessidades das mulheres na sociedade brasileira.

Palavras-chave : Mulheres; Gênero; Fascismo; Violência de Gênero; Direitos Humanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License