SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Fascismo de gênero: controle, opressão e exclusão de mulheresCriminalização, extermínio e encarceramento: expressões necropolíticas no Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SANTOS, Jessika Borges Lima  e  SILVA, Márcio Santana da. Encarceramento feminino: reflexões acerca do abandono afetivo e fatores associados. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 459-474. ISSN 2175-1390.

O presente trabalho aborda histórica e criticamente o encarceramento feminino, bem como o abandono afetivo experienciado pelas mulheres encarceradas. A pesquisa foi realizada com base em revisão de literatura, tendo sido investigado a partir das características da mulher criminosa desenvolvido pela criminologia positivista no final do século XIX, até o acervo literário mais atual sobre essa temática do encarceramento feminino, o rompimento do ideal de mulher estabelecido historicamente despontou como um dos principais fatores, juntamente com as relações de poder de base patriarcal instituídas sobre essas mulheres. Junto a isso, buscou-se apresentar de que maneira as relações de poder atravessam o corpo das mulheres encarceradas por meio de estratégias de dominação, apontar os significados que permeiam a entrada das mulheres na criminalidade, bem como a maneira com as quais elas são punidas. Nesse último quesito, foi apresentada a direta relação que a desigualdade de gênero se aloca nas atuações de quem se relaciona diretamente com a população carcerária feminina.

Palavras-chave : Sexismo; Encarceramento feminino; Sistema prisional; Sociedade patriarcal; Abandono afetivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License