SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Encarceramento feminino: reflexões acerca do abandono afetivo e fatores associados“Menores infratores”?: Educação, psicologia política e discursividades na mídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BARROS, João Paulo Pereira; NUNES, Larissa Ferreira; SOUSA, Ingrid Sampaio de  e  CAVALCANTE, Clara Oliveira Barreto. Criminalização, extermínio e encarceramento: expressões necropolíticas no Ceará. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 475-488. ISSN 2175-1390.

Pretende-se discutir expressões da necropolítica no Brasil e suas implicações no cotidiano de juventudes periféricas no Ceará, a partir de uma pesquisa sobre juventude, violência urbana e processos de subjetivação. São destacadas três faces dessa política cotidiana de produção e gestão da morte de existências indesejáveis: (a) crimi-nalização e homicídio de adolescentes e jovens; (b) encarceramento em massa; (c) aumento de assassinatos de mulheres nas dinâmicas da violência urbana, sobretudo adolescentes. O texto sustenta que a necropolítica intersecciona marcadores de raça, gênero e classe, produzindo adolescências e juventudes desiguais, algumas dignas de vida e outras não. Finaliza-se o artigo destacando a importância da psicologia na problematização da produção de desejos de aniquilação e na potencialização de novos modos de subjetivação.

Palavras-chave : Violência; Juventude; Racismo; Necropolítica; Psicologia Social.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License