SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Criminalización, exterminio y encarcelamiento: expresiones necropolíticas em CearáHomicidios juvenales en Fortaleza bajo la perspectiva de profesionales de la Estrategia Salud de la Familia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

WERNER, Sheyla; FREITAS, Cláudia Rodrigues de  y  CECCIM, Ricardo Burg. “Menores infratores”?: Educação, psicologia política e discursividades na mídia. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 489-508. ISSN 2175-1390.

São analisados os enunciados noticiosos sobre jovens cumprindo medida socioeducativa, tendo em vista sua influência na "educação da cultura" e "formação educacional". O aporte teórico é o da Análise Foucaultiana do Discurso, empreendida na mídia on-line, acessível aos leitores e passível de disseminação e replicação pelas múltiplas vias de comunicação digital, abrangendo os anos 20102017. Se os jovens envolvidos em atos infracionais vêm sendo renomeados por leis e medidas protetivas ou socioeducativas, ao longo do último século, num esforço coletivo na cultura e na formação, verifica-se uma reinstituição discursiva na imprensa pela recoloca-ção da delinquência e menoridade. Um dado alarmante: elevação de ocorrências e crescimento da narratividade política de exclusão e rechaço coincidente com os abalos no mundo político nacional, isto é, um pico envolvendo as "Jornadas de 2013", queda, nova elevação no período do "impeachment" presidencial e ascensão no período de implantação de um projeto de governo não eleito.

Palabras clave : Juventudes; Medidas socioeducativas; Psicologia política; Pedagogia social; Adolescentes em conflito com a lei.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License