SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Homicidios juvenales en Fortaleza bajo la perspectiva de profesionales de la Estrategia Salud de la FamiliaUna reflexión sobre el actual fundamentalismo religioso desde Freud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

LEMOS, Joelma Galvão de  y  COELHO, Daniel Menezes. O uso político do discurso do ódio: um estudo de caso no facebook (2016). Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 528-542. ISSN 2175-1390.

No período de instauração do processo de investigação das "pedaladas fiscais" realizadas pela presidenta Dilma Rousseff, as redes sociais on-line, dentre elas o Facebook, eram usadas pelos seus navegadores para expressar seus posicionamentos a favor e contra o pedido de investigação, bem como para divulgar as mobilizações e atos públicos de apoio e oposição a esse processo. Dentre as postagens publicadas nesse período, o discurso de ódio se sobressaiu e parecia unir alguns sujeitos que compartilhavam das mesmas posições ideológicas e políticas. Com o objetivo de compreender por que este discurso se fazia tão presente neste momento e quais seriam seus possíveis efeitos, que realizamos um estudo de caso e analisamos a partir do referencial psicanalítico, alguns desses discursos de ódio. Percebemos como o Facebook, as bolhas online reforçaram esse discurso e como este foi usado politicamente para legitimar o pedido de investigação e o resultado desse processo.

Palabras clave : Discurso de Ódio; Narcisismo das Pequenas Diferenças; Facebook; Impeachment; Golpe 2016.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License