SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Homicídios juvenis em Fortaleza sob a perspectiva de profissionais da Estratégia Saúde da FamíliaUma reflexão sobre o atual fundamentalismo religioso a partir de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LEMOS, Joelma Galvão de  e  COELHO, Daniel Menezes. O uso político do discurso do ódio: um estudo de caso no facebook (2016). Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 528-542. ISSN 2175-1390.

No período de instauração do processo de investigação das "pedaladas fiscais" realizadas pela presidenta Dilma Rousseff, as redes sociais on-line, dentre elas o Facebook, eram usadas pelos seus navegadores para expressar seus posicionamentos a favor e contra o pedido de investigação, bem como para divulgar as mobilizações e atos públicos de apoio e oposição a esse processo. Dentre as postagens publicadas nesse período, o discurso de ódio se sobressaiu e parecia unir alguns sujeitos que compartilhavam das mesmas posições ideológicas e políticas. Com o objetivo de compreender por que este discurso se fazia tão presente neste momento e quais seriam seus possíveis efeitos, que realizamos um estudo de caso e analisamos a partir do referencial psicanalítico, alguns desses discursos de ódio. Percebemos como o Facebook, as bolhas online reforçaram esse discurso e como este foi usado politicamente para legitimar o pedido de investigação e o resultado desse processo.

Palavras-chave : Discurso de Ódio; Narcisismo das Pequenas Diferenças; Facebook; Impeachment; Golpe 2016.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License