SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46El uso político del discurso del odio: um estudio de caso en facebook (2016)Juventud indígena y suicidio: diálogos transdisciplinarios, campos de posibilidades y superación de vulnerabilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

OLIVEIRA, Thiago Araújo. Uma reflexão sobre o atual fundamentalismo religioso a partir de Freud. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 543-555. ISSN 2175-1390.

Este estudo teórico parte da pergunta sobre a possibilidade de ler as atuais manifestações do fundamentalismo religioso a partir da noção freudiana da pulsão de morte. Tem como objetivo refletir sobre esse fenômeno religioso, expressivo na atualidade, por meio do aporte teórico da psicanálise. Elaborado através de pesquisa bibliográfica, o artigo relaciona abordagens de alguns estudiosos do fundamentalismo com a teoria psicanalítica e, sobretudo, com o pensamento de Freud acerca da religião. O estudo resulta numa compreensão de que a intransigência, a intolerância e a violência, que caracterizam o comportamento de alguns grupos fundamentalistas, constituem formas de expressão e de atuação da pulsão de morte na religião.

Palabras clave : Fundamentalismo; Pulsão de morte; Religião; Psicanálise; Freud.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License