SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Uma reflexão sobre o atual fundamentalismo religioso a partir de FreudPolíticas de atendimento a migrantes e refugiados no Brasil e aproximações da psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Debora Linhares da; PALHA JUNIOR, Álvaro Pinto  e  FEITOSA, Maria Zelfa Souza. Juventude indígena e suicídio: diálogos transdisciplinares, campos de possibilidades e superação de vulnerabilidades. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 556-569. ISSN 2175-1390.

Das experiências de atuação em três políticas públicas (educação, saúde e assistência social) fez-se o encontro dialogado entre as autoras e o autor, cujo ponto em comum são os jovens indígenas e as práticas profissionais do saber Psicologia. Os jovens passam a ser importantes agentes, não apenas para uma análise multiface-tada do cenário hoje encontrado no país, onde aparecem nos altos índices de suicídio e uso abusivo de álcool e outras drogas, mas também pela possibilidade de serem protagonistas em processos de transformação: "transform atores". Juventudes, vulnerabilidades e projetos de vida transpassados por pesquisa etnográfica, teatro do oprimido e análise documental. Do encontro, o questionamento: como oferecer um serviço que dialogue com a realidade dessas comunidades? E também caminhos: necessidade de respeito às especi-ficidades culturais dessas populações; defesa para garantia de seus direitos sociais através do fortalecimento das iniciativas coletivas em cada comunidade e estratégias de atuação que sejam potencia-lizadoras de autonomia e libertação.

Palavras-chave : Juventude Indígena; Suicídio; Educação; Saúde; Assistência Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License