SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Políticas de atendimento a migrantes e refugiados no Brasil e aproximações da psicologiaColonialidade, invisibilização e potencialidades: experiências de indígenas no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SAID, Amanda Pinheiro. Intervenção psicossocial com ofensoras/es sexuais intrafamiliares: Reflexões e componentes de avaliação de processo. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 584-601. ISSN 2175-1390.

As intervenções enfocando ofensoras/es sexuais de crianças e adolescentes são recentes e pouco estudadas no Brasil. Nesta pesquisa, utilizou-se o referencial teórico sistêmico e partiu-se de uma perspectiva de avaliação de processo para identificar fatores contextuais, de barreiras e facilitadores, para a implementação de uma intervenção a este público. Foram realizadas entrevistas, no segundo semestre de 2017, com profissionais de equipe de saúde pública que oferecem tal intervenção. A análise de conteúdo dos resultados apontou para a inter-relação existente entre os diversos contextos, trazendo barreiras que dialogam entre processos socioculturais, socioeconômicos, éticos, legais e políticos. Considera-se relevante a divulgação de tais resultados, diante da carência de estudos com avaliação de processo em intervenções com pessoas que cometem ofensas sexuais. Tal divulgação pode representar um primeiro passo para mudanças em crenças e estereótipos relacionados aos ofensores sexuais e que, por sua vez, ampliem a implementação e avaliação de intervenções desta natureza.

Palavras-chave : Delitos sexuais; Abuso sexual na infância; Avaliação de processo; Instituições de assistência ambulatorial; Ofensor sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License