SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue46Psychosocial intervention with intrafamilial sex offenders: reflections and process evaluation componentsColonization of subjectivities in sub-development? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

VIANA, Iclicia; TONIAL, Felipe Augusto Leques; BRUNIERE, Marcelo Felipe  and  MAHEIRIE, Katia. Colonialidade, invisibilização e potencialidades: experiências de indígenas no ensino superior. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 602-614. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste artigo é problematizar as experiências de indígenas no contexto universitário, tomando a noção de colonialidade como articuladora da análise. Para tanto, o artigo analisa duas cenas que ocorreram em uma universidade brasileira. A partir da ideia de campo-tema, a produção das informações deu-se no cotidiano universitário em diferentes ocasiões e em distintas atividades junto a estudantes indígenas, finalizando com uma roda de conversa em torno da experiência na universidade. Os resultados apontam que, por um lado, essas/es estudantes têm vivenciado uma formação colonizada e colonizadora, que invisibiliza suas experiências, saberes e modos de vida; por outro lado, eles/elas (re)existem produzindo fissuras de descolonização, objetivando-se em diálogos interculturais, que produzem novos caminhos e alternativas à colonialidade cotidiana.

Keywords : Ensino Superior; Povos Indígenas; Experiência; Colonialidade; Descolonização.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License