SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Colonialidade, invisibilização e potencialidades: experiências de indígenas no ensino superiorDo marxismo ocidental ao pós-marxismo através da noção de sobredeterminação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

VIERA, Jose Eduardo. Colonização de subjetividades em subdesenvolvimento?. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 615-630. ISSN 2175-1390.

Nossos países apresentam singularidades contraditórias e complexas que se tornam um conjunto de abordagens e ações em direção à modernidade na invenção do sujeito chamado Cidadão. Essa construção simbólica do sujeito produz subjetividades que fazem a institucionalização de certas práticas sociais, políticas e culturais.O "cidadão" foi definido em lógicas heteronomas que constituem, como tal, e, nesse sentido, a construção de uma governação tem sido um problema em nossas sociedades, em trânsito de processos não sempre dialéticos, viajando entre a busca quase frenética de "progresso" e "desenvolvimento" com desapego do passado, identificado com atraso e "barbárie". Nosso objetivo neste trabalho e refletir sobre a idéia de desenvolvimento, suas implicações para a independência dependente e as produções de subjetividades colonizadas, a partir de conceitos substantivos da Psicologia da Libertação de Martín-Baró como naturalização e ideologização.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Dependência; Colonização; Subjetividade; Libertação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License