SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número46Del marxismo occidental al posmarxismo a través de la noción de sobredeterminación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

CASTRO, Lucia Rabello de. A subjetividade sob dominação: um diálogo entre 'the intimate enemy' de Nandy e 'nervous conditions' de Dangarembga. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.46, pp. 646-663. ISSN 2175-1390.

Este artigo analisa duas diferentes tentativas de compreender os efeitos da dominação sobre a subjetividade e os caminhos tortuosos pelos quais se busca a emancipação. Um exemplo é tirado da obra de Ashis Nandy, The Intimate Enemy (1983) e o outro do romance de Tsitsi Dangarembga Nervous Conditions (1988). Argumenta-se que a dominação fere profundamente a psique humana de forma que a busca bem-sucedida da emancipação política de indivíduos e grupos oprimidos depende de como se lida com a abominável realidade da opressão, não apenas externamente, mas - principalmente - internamente. Neste sentido, a emancipação política consiste em uma política de identificação que deve contemplar tanto as ações coletivas para a liberdade quanto a reconstrução interna de um self vilificado e rebaixado.

Palabras clave : Subjetividade; Dominação; Emancipação; Condição Nervosa; Inimigo Interno.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License