SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialO povo indígena tupinikim no contexto do desastre ambiental no rio doceDiscursos e assimetrias na reparação dos danos decorrentes do desastre da barragem da Samarco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

RESENDE, Roberta Carnelos  e  AMARAL, Igor. Comportamento legislativo e financiamento eleitoral: o caso do desastre da samarco. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.spe, pp. 44-61. ISSN 2175-1390.

O presente estudo centra-se na ocorrência dos desastres socioambientais, que estão intimamente relacionados às decisões administrativas e à priorização de resultados econômico-financeiros feitas pelos tomadores de decisão das grandes empresas. O objetivo do artigo é analisar o comportamento dos deputados estaduais do Espírito Santo em um momento crítico, qual seja, o desastre da barragem de Mariana, provocado pela Samarco/Vale/BHP. Busca-se, especificamente, apresentar um panorama geral da produção legislativa, e observar de que maneira o comportamento destes parlamentares pode estar associado às doações de campanha realizadas pelo grupo empresarial causador do desastre. Foram analisadas as 25 proposições apresentadas pelos deputados acerca do caso em análise, entre os anos de 2015 e 2019. Os resultados encontrados sugerem relação entre comportamento legislativo e financiamento de campanha. Os políticos financiados buscaram, sobretudo, interromper as investigações e solicitar o retorno das atividades da Samarco.

Palavras-chave : Comportamento legislativo; Financiamento eleitoral; Assembleia Legislativa do Espírito Santo; Desastre de Mariana; Samarco.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License