SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 special issueSpeeches and asymmetries in the repair of damage arising from the Samarco dam disasterThe interaction between civil society and the labour public minister of the state of espírito santo: a study on the samarco disaster author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SOUZA, Luciana Andressa Martins de; RODRIGUES, Maira  and  SILVA, Paolo de Souza. Institucionalização e capacidades estatais em dois municípios capixabas atingidos pelo desastre-crime do rio doce: os casos de Colatina e Linhares. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.spe, pp. 84-103. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste artigo é comparar os diferentes padrões de institucionalização e construção de capacidades estatais em um momento crítico. A análise se divide em duas frentes: (a) Analisar o processo histórico de interação entre os atores estatais e os atores de mercado, induzindo a construção de capacidades estatais em diferentes níveis federativos, especialmente no nível municipal, e o contexto do desastre- crime socioambiental do Rio Doce e; (b) Comparar os diferentes padrões de institucionalização e construção de capacidades estatais relacionados à área de meio ambiente a partir dos resultados das interações entre os atores estatais e não estatais. Os resultados mostram diferentes padrões de dispositivos de políticas públicas instituídos como resposta ao desastre-crime entre os municípios.

Keywords : Capacidades estatais; Desastre-crime socioambiental; Rio Doce; Meio ambiente.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License