SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 special issueStrategic fields of action and power resources of the rights recovery management system in the Rio Doce basinFor a critical, reflective and engaged technology with the public author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

RUSCHEINSKY, Aloisio  and  TREIS, Manoella. Desastre ambiental, atores sociais, políticas públicas e espaços passíveis de participação. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.spe, pp. 173-198. ISSN 2175-1390.

O objeto da investigação é o rompimento da barragem da Samarco, que carregou rejeitos pelo Rio Doce até a foz em Regência/Espírito Santo e, por consequência, trouxe à luz um cenário de articulações e obras em torno da água em seus múltiplos usos. Representantes do governo federal e dos estados afetados articularam-se para tratar de ações para reparar danos do desastre mediante a confecção do TTAC e um arranjo institucional, quando surge a Fundação Renova. Para isso, como metodologia, se utiliza dos relatórios mensais da Fundação Renova e de notícias do site institucional da Prefeitura de Colatina, inclusive observando possibilidades e desafios na experiência de participação social. Os resultados da abordagem do desastre percorrem os âmbitos econômico, político, socioambiental e cultural. As decisões tomadas em torno da água resultam num arranjo institucional, na interação de interesses, na organização de relações de poder e de atores sociais na escolha e uso de certos instrumentos de tensionamento.

Keywords : Desastres ambientais; Ações políticas; Atores sociais; Participação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License