SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 special issueEnvironmental disaster, social actors, public policies and participating spaces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SANTOS, Larissa Galdino de Magalhães; GALDEANO, Ana Paula  and  CARDOSO, Monnique Greice Malta. Por uma tecnologia crítica, reflexiva e engajada com o público. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.spe, pp. 199-221. ISSN 2175-1390.

O artigo discute o potencial do subprojeto Com Rio Com Mar Opinião Popular enquanto uma tecnologia social de governança participativa dos públicos atingidos pelo derramamento dos rejeitos da barragem do Fundão, que transbordou nos municípios e comunidades ribeirinhas do Estado do Espírito Santo. O artigo discute as relações entre pesquisadores e os públicos criados, associados, suportados ou estimulados pelo projeto, destacando questões metodológicas, epistemológicas e o potencial de encaixes institucionais entre sociedade civil e Estado. Argumenta-se que a Sociologia Pública e a pesquisa ação são caminhos importantes a seguir junto aos sujeitos atingidos pelo desastre. O artigo se vale de materiais produzidos nas interações com os atingidos, por meio etnográficas políticas e grupos focais durante as oficinas promovidas pelo projeto, que sugerem a necessidade de recriar a ferramenta de acordo com a realidade local.

Keywords : Tecnologias sociais; Sociologia pública; Metodologia; Encaixe institucional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License