SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47A luta antimanicomial: um mosaico de vozes insurgentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ALCOTA, Pablo. A insurreição chilena do século XXI dos 30 pesos. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 6-20. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste trabalho é entender a insurreição chilena do século XXI dos 30 pesos, como uma abordagem inicial, parcial e posicionada. Realizando uma revisão bibliográfica e participação na mesma insurreição, desenvolvo este trabalho a partir de uma abordagem etnográfica, descrevendo e analisando o contexto dos eventos, para fundamentar a noção de insurreição chilena. Da perspectiva em que estou localizado, um anarquista indígena, proponho que no Chile não se viva em democracia, iniciando uma reflexão sobre alternativas para uma vida digna, que rompa a ilusão do modelo neoliberal capitalista, racista e sexista, materializado em várias posições de autoridade, em diferentes níveis da sociedade, que visa descolonizar e desconstruir, e que das ciências humanas e sociais, e em particular da psicologia, que estudamos o comportamento humano, devemos contribuir de maneira real e cessar contribuir para o poder dominante.

Palavras-chave : Anarquismo; Chile; Descolonialidade; Insurreição; Poder; Psicologia política.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License