SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47A insurreição chilena do século XXI dos 30 pesosConcepções e práticas de autonomia em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): desafios cotidianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BOARINI, Maria Lucia. A luta antimanicomial: um mosaico de vozes insurgentes. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 21-35. ISSN 2175-1390.

Partindo do princípio hegeliano de que a negação é o motor da história temos como objetivo refletir sobre o caráter insurgente do movimento da reforma psiquiátrica ou luta antimanicomial, visto que, historicamente, o atendimento à pessoa que sofre psiquicamente nada tem de idílico. Discutimos inicialmente a histórica ineficácia da segregação em hospitais psiquiátricos da pessoa que sofre psiquicamente. Em seguida, recuperamos algumas das vozes do passado e do presente que, em seu tempo e a seu modo, insurgiram-se em prol da mudança do paradigma hegemônico isolacionista como tratamento do sofrimento psíquico, compondo o coro da luta antimanicomial. Destacamos, ainda, alguns destes personagens e a situação atual na atenção à saúde mental.

Palavras-chave : Luta antimanicomial; Saúde mental; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License