SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47Concepções e práticas de autonomia em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): desafios cotidianosMicropolítica do trabalho vivo em saúde mental: composição por uma ética antimanicomial em ato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Jorge Luiz da; VALENTIM, Alanna Figueiroa  e  LYRA, Jorge. Loucura em território: experimentando produção de saúde com beneficiários do programa “De volta para casa”. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 51-64. ISSN 2175-1390.

Este artigo se propõe a refletir sobre a desinstitucionalização e o Programa de Volta para Casa, incluindo seus impactos na saúde de pessoas longamente institucionalizadas, com base na perspectiva da produção de saúde. Tem como objetivo compreender as estratégias de produção de saúde desenvolvidas por pessoas que viveram longos processos de internação em hospitais psiquiátricos e que agora residem em Serviços Residenciais Terapêuticos localizados no município de Camaragibe/Pernambuco. No que diz respeito à metodologia, foram utilizadas cinco narrativas de homens beneficiários do programa, oriundas do banco de dados de uma pesquisa multicêntrica de caráter nacional sobre o Programa de Volta para Casa. As produções narrativas foram o material e método de análise, na perspectiva de contemplar diferentes fontes e versões do fenômeno. Como resultado, tivemos a construção e análise das possibilidades de produção de saúde a partir de dispositivos como o trabalho, a autonomia, a expressão artística e a cultura.

Palavras-chave : Loucura; Desinstitucionalização; Reforma Psiquiátrica; Programa de Volta para Casa; Produção de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License