SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47Loucura em território: experimentando produção de saúde com beneficiários do programa “De volta para casa”Rede de atenção psicossocial: os desafios da articulação e integração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ALMEIDA, Simone Alves de  e  MERHY, Emerson Elias. Micropolítica do trabalho vivo em saúde mental: composição por uma ética antimanicomial em ato. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 65-75. ISSN 2175-1390.

Este estudo aborda a dimensão subjetiva do trabalho a partir da micropolítica dos encontros entre os trabalhadores da saúde mental. Trata-se de uma investigação que analisa percepções sobre o vivido, em que agires militantes constituídos de imperativos ideais parecem gerar maus encontros e a reprodução de lógicas as quais se pretende superar. Ao buscar experimentações que abram caminhos para um outro mundo em devir, mostra a necessidade de pausas analíticas no olho do furacão antimanicomial e da multiplicação de bons encontros que podem trazer maior sustentabilidade para esses agires frente aos seus desafios. O estudo sugere que princípios que compõem a relação dos trabalhadores com os usuários, tais como vínculo, acolhimento e escuta, são importantes na relação entre os trabalhadores, propondo o antimanicomial em ato como ética do agir, na qual é importante, além do cuidado com o outro, o cuidado de si e o cuidado com o encontro.

Palavras-chave : Psicossociologia e Saúde; Micropolítica do Trabalho Vivo; Encontro; Saúde Mental; Antimanicomial.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License