SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue47Micropolitics of the living work in mental health: composition for an anti-manicomial ethics in actCRAS and psychopolitic intervention: the terreiros as a place of belonging, reception and political resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

VIEIRA, Silvia de Medeiros; ANDRADE, Sônia Maria Oliveira de; CAZOLA, Luiza Helena de Oliveira  and  FREIRE, Silvia Segóvia Araújo. Rede de atenção psicossocial: os desafios da articulação e integração. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 76-86. ISSN 2175-1390.

Este estudo objetivou conhecer a perspectiva de profissionais de saúde com relação a articulação e integração dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial no território. A pesquisa foi realizada com 63 profissionais médicos e enfermeiros das equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF); psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais, de duas equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros de três Centros de Apoio Psicossocial (CAPS AD, CAPS II E CAPS i), em Corumbá-MS. Os resultados indicam articulação insatisfatória entre as equipes de ESF e NASF e melhor integração das equipes de CAPS com outros serviços da rede. A realização de ações de educação permanente voltadas para os aspectos dinâmicos implicados no trabalho em rede, típicos do atendimento de usuários com sofrimento mental, tornam-se necessárias.

Keywords : Saúde da família; Saúde mental; Saúde na fronteira; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License