SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47Rede de atenção psicossocial: os desafios da articulação e integraçãoMunicipalização das medidas socioeducativas em meio aberto: o CREAS na cena do debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GOMES, Marcela de Andrade. CRAS e intervenção psicopolítica: os terreiros como lugar de pertença, acolhimento e resistência política. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 87-101. ISSN 2175-1390.

Este artigo visa narrar uma intervenção realizada por um CRAS da cidade de Florianópolis (SC), em parceria com a universidade, junto aos terreiros localizados no território de abrangência deste serviço. A partir da noção de territorialização e do uso da observação participante, realizamos uma intervenção aqui denominada de psicopolítica durante 1 ano junto a estes espaços, o que nos levou a compreender o terreiro como um lugar de calor, pertença, acolhimento e luta política. Esboçamos neste manuscrito a ideia de que o terreiro favorece uma conexão afetiva e política entre seus membros, protegendo e revitalizando a identidade negra e a cosmovisão afrocentrada, operando como resistência à hegemonia colonial, eurocentrada, branca e racista. Apostamos na ideia de que a psicologia se faz política quando cria intervenções que sejam combativas às desigualdades sociais, atuando de forma criativa e inventiva na potência de existir e expandir os sujeitos singulares e coletivos.

Palavras-chave : CRAS; Terreiros; Identidade coletiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License