SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue47CRAS and psychopolitic intervention: the terreiros as a place of belonging, reception and political resistanceA history of the Unified Social Assistance System (SUAS), the participation of the psychologist and possibilities of performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SILVA, Brisana Índio do Brasil de Macêdo  and  MACEDO, João Paulo. Municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto: o CREAS na cena do debate. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 102-118. ISSN 2175-1390.

Objetiva-se compreender a estruturação e a operacionalização do serviço de proteção social aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (MSE) em meio aberto nas unidades CREAS em quatro municípios do norte do Piauí. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória de tratamento qualitativo. Os dados provêm dos diários de campo e entrevistas semi-estruturadas realizadas com quatro profissionais nos meses de agosto e setembro de 2017. Os resultados assinalam que a estruturação do serviço em cada município, apesar dos entraves, passa por diferentes momentos de implantação. Os obstáculos mais mencionados foram: a morosidade no Judiciário; a estigmatização dos adolescentes; a pouca adesão da família no processo de acompanhamento; a precarização das condições de trabalho, e a fragilidade na rede intersetorial municipal. Ademais, o despreparo dos profissionais para atuarem no campo socioeducativo, no âmbito do CREAS, acaba reduzindo a dimensão política, pública e coletiva das MSE a aspectos de ordem individual, moral, comportamental e psicológico.

Keywords : Adolescente; Medidas socioeducativas; Meio aberto; Socioeducação; Proteção social especial.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License