SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47Municipalización de las medidas sociales y educativas en medio abierto: el CREAS en la escena del debateAnálisis del discurso de género y cuidados en salud de hombres internados en un hospital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

OLIVEIRA, Patrícia Araújo de  y  KAHHALE, Edna Maria Severino Peters. Uma história do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a participação do psicólogo e possibilidades de atuação. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 119-131. ISSN 2175-1390.

Será feita uma contextualização histórica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), explorando as aproximações com o Sistema Único de Saúde (SUS), considerando as origens, semelhanças nos seus princípios e diretrizes, assim como as particularidades de cada política. Busca-se compreender a importância da inserção do Psicólogo no SUAS e identificar as potências da atuação desse profissional na proteção social básica, no Centro de referência de Assistência Social (CRAS). Por fim, é explorada a possibilidade de atuação que tem como base o Cuidado, tomando como referência as tecnologias desenvolvidas por Ayres: acolhimento, vínculo, responsabilização e a possibilidade de (re)construção da identidade a partir da proposta de promoção da autonomia.

Palabras clave : Políticas Públicas; Serviços de Assistência Social; Psicólogo; Atenção Primária à Saúde; Programas Sociais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License