SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47Municipalização das medidas socioeducativas em meio aberto: o CREAS na cena do debateAnálise do discurso sobre gênero e cuidados em saúde de homens internados num hospital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

OLIVEIRA, Patrícia Araújo de  e  KAHHALE, Edna Maria Severino Peters. Uma história do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a participação do psicólogo e possibilidades de atuação. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 119-131. ISSN 2175-1390.

Será feita uma contextualização histórica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), explorando as aproximações com o Sistema Único de Saúde (SUS), considerando as origens, semelhanças nos seus princípios e diretrizes, assim como as particularidades de cada política. Busca-se compreender a importância da inserção do Psicólogo no SUAS e identificar as potências da atuação desse profissional na proteção social básica, no Centro de referência de Assistência Social (CRAS). Por fim, é explorada a possibilidade de atuação que tem como base o Cuidado, tomando como referência as tecnologias desenvolvidas por Ayres: acolhimento, vínculo, responsabilização e a possibilidade de (re)construção da identidade a partir da proposta de promoção da autonomia.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Serviços de Assistência Social; Psicólogo; Atenção Primária à Saúde; Programas Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License