SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47Uma história do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a participação do psicólogo e possibilidades de atuaçãoSaúde para a população LGBT+: uma revisão bibliométrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

RUIZ, Juliana Machado  e  TILIO, Rafael De. Análise do discurso sobre gênero e cuidados em saúde de homens internados num hospital. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 132-148. ISSN 2175-1390.

O objetivo desta pesquisa foi compreender as formações discursivas (FD) sobre gênero e cuidados em saúde de homens internados (no setor de urologia) de um hospital. Participaram do estudo sete homens e os dados coletados foram analisados a partir da Análise do Discurso de Michel Pêcheux. Duas FD foram identificadas (Masculinidades hegemônicas; Não-ditos sobre saúde do homem) e destacaram: tradicionalismos e estereótipos de gêneros enquanto norteadores dos discursos e práticas dos participantes pautados em uma Formação Ideológica que prescreve regras de conduta distintas para os gêneros, dentre elas os cuidados em saúde. Enfatiza-se a urgência de investir na mobilização desses sujeitos para o exercício do autocuidado através da prevenção e promoção da saúde, bem como o investimento em espaços institucionais de discussão e formação dos profissionais objetivando garantir os direitos e o reconhecimento desse segmento da população enquanto lócus de cuidado.

Palavras-chave : Gênero; Masculinidade; Saúde; Hospital; Análise do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License