SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47Saúde para a população LGBT+: uma revisão bibliométricaTenda do conto: reflexões da experiência do encantamento no trabalho em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GUTIERRES, Stephanie Moreira  e  LORDELLO, Sílvia Renata. Promoção da saúde com transexuais e travestis: uma revisão sistemática de literatura. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 165-177. ISSN 2175-1390.

O trabalho tem como objetivo analisar a produção científica sobre promoção da saúde de pessoas transexuais e travestis na América Latina nos últimos dez anos. A revisão buscou identificar como as terminologias identitárias foram conceituadas e as características metodológicas presentes. Sete estudos, publicados entre 2013 e 2017, foram acessados através de bases de dados eletrônicas, codificados e analisados de acordo com os objetivos da revisão. Os resultados indicam que a maior parte dos trabalhos não conceitua a categoria identitária a qual faz referência. O estigma e preconceito aparecem como uma limitação recorrente no acesso à saúde integral dessa população. De modo geral, a maioria dos trabalhos são qualitativos, com obtenção dos dados por meio de entrevista semiestruturada e/ou grupo focal. São discutidas as implicações de tais achados para formulação de estratégias interventivas e políticas públicas que favoreçam a promoção da saúde de transexuais e travestis.

Palavras-chave : Promoção da Saúde; Transexual; Travesti; Transgênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License