SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47Tenda do conto: reflexões da experiência do encantamento no trabalho em saúdeDança circular e política: inventando mundos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Debora Linhares da; BRANDAO, Wanessa Nhayara Maria Pereira  e  BATISTA, Vanessa Louise. "Córrego de Ubaranas": possíveis caminhos à uma comunidade educadora e emancipadora. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 190-203. ISSN 2175-1390.

Fruto das vivências de construção das cartografias socioculturais, histórico-geográficas, patrimoniais e (especialmente) afetivas na Comunidade de Remanescentes Quilombolas do Córrego de Ubaranas, este trabalho integrou o Projeto "Duas Fendas: Patrimônio, Cultura e Consciência Biocêntrica" (MEC/Sesu - PROEXT 2013) e o Programa "Cidade Educadora: por uma educação patrimonial libertadora" (PREX/UFC 2014 e MEC/Sesu - PROEXT 2015). Utilizamos o método da observação participante em conjunto com a escuta de narrativas e entrevistas abertas, registros em diários de campo, registros fotográficos e a realização de Rodas de Conversa e Círculos de Cultura. Objetivamos o cuidado primordial com as relações intergeracionais, intercomunitárias e intersetoriais. A gestão das comunidades não deve se restringir apenas aos procedimentos burocráticos evidenciados pelo Estado. Em cada localidade, a superação da crise ambiental não está na criação de novos moldes, mas sim na elaboração e familiaridade com as incertezas advindas de um compromisso simbólico e vivencial de busca sustentável.

Palavras-chave : Comunidade Educadora; Quilombolas; Patrimônio; Política Ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License