SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número47"Córrego de Ubaranas": possíveis caminhos à uma comunidade educadora e emancipadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

TRINDADE, Tatiana Siqueira; ROSO, Adriane  e  FREITAS, Deisi Sangoi. Dança circular e política: inventando mundos. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.47, pp. 204-217. ISSN 2175-1390.

Este artigo propõe-se a refletir sobre possíveis entrelaçamentos da prática de danças com a política na interface com certas cosmovisões. Situando-se na área da Psicologia Social, a partir de uma abordagem crítica, discute-se a relação da dança com os paradigmas da ciência, a saber, paradigmas liberal capitalista, coletivista- totalitário e comunitário-solidário. Especificamente, sob o referencial de noção de política de Hannah Arendt, enfocaram-se as danças circulares como potênciapolítica. Conclui-se que as experiências das danças circulares movimentam possibilidades de visões de mundo, inventando formas de vivenciar a política, as danças e o mundo, uma vez que a política proposta por Arendt é produzida em conjunto, na pluralidade.

Palavras-chave : Psicologia social; Danças circulares; Visão de mundo; Política; Hannah Arendt.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License