SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48Dialogues between gender and experiences with the street population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

MOURA JR, James Ferreira et al. Práticas interseccionais de discriminação contra mulheres negras: Um estudo sobre vergonha e humilhação. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 262-278. ISSN 2175-1390.

Práticas discriminatórias podem acarretar sentimentos de vergonha pelo indivíduo ser reconhecido em uma determinada identidade social estigmatizada. Dependendo dos marcadores de raça e gênero, esse processo de estigmatização e de violência adquire características singulares. Assim, tem-se como objetivo analisar práticas de discriminação dirigidas a mulheres negras em situação de pobreza de forma interseccional. Essa investigação foi desenvolvida em uma capital do Nordeste e outra do Sul do Brasil. Foram entrevistadas seis mulheres negras em situação de pobreza com o uso da técnica de Entrevista Narrativa Episódica, tendo como procedimento analítico a análise temática narrativa. Observa-se um forte discurso de estigmatização e de culpabilização da pobreza. Articulada a essa estigmatização, há casos de humilhação e sentimentos de vergonha vinculados à questão de gênero. A questão racial não é identificada como uma articulação evidente, mas pode ser base para os casos de humilhação relacionados com a pobreza ou o gênero.

Keywords : Discriminação; Interseccionalidade; Gênero; Raça; Pobreza.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License