SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48Intersectional practices of discrimination against black women: A study on shame and humiliationWomen in the income transfer policy: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SCHUCK, Anderson Luis; GESSER, Marivete  and  BEIRAS, Adriano. Diálogos entre gênero e as experiências com a população de rua. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 279-294. ISSN 2175-1390.

Este artigo buscou compreender a relação entre as experiências da população de rua - articuladas com o Movimento Nacional da População de Rua em Santa Catarina (MNPR/SC) - e as questões de gênero. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com base na cartografia, através do acompanhamento das reuniões e ações do Movimento. A análise crítica destas informações aliou-se aos estudos feministas, com ênfase no pensamento de Judith Butler. Os resultados apontam que as discussões de gênero tem se constituído elemento de problematização e configuração de pautas de luta, principalmente frente às demandas das mulheres na rua. Analisamos que a dimensão de gênero atua como uma categoria implicada na produção de relações binárias e corrobora a manutenção de privilégios dos homens sobre as mulheres e a população LGBT+. Ainda, consideramos que a normatividade de gênero produz efeitos nas condições de reconhecimento, (in)visibilidade e apreensão das vidas nas ruas, intensificando sua condição precária.

Keywords : População de rua; Gênero; Cartografia; Feminismo; Precariedade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License