SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48Diálogos entre gênero e as experiências com a população de ruaReflexões sobre discursos a respeito do racismo no Brasil: considerações de uma psicologia social crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MACHADO, Camila Borges  e  PAIVA, Fernando Santana de. As mulheres na política de transferência de renda: uma revisão sistemática da literatura. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 295-310. ISSN 2175-1390.

As mulheres, principais interlocutoras dos programas de transferência de renda, são convocadas à função de mediar a esfera pública e privada. Assim, realizou-se uma revisão sistemática acerca do papel atribuído às mulheres na política de transferência de renda. Para busca dos artigos, os descritores gênero e mulheres chefes de família foram cruzados com transferência de renda; feminização da pobreza; políticas públicas; pobreza; combate à pobreza, nas bases de dados: LILACS, IBECS, SCIELO, PepSIC, Paho, Psycinfo e Web of Science. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 22 trabalhos, sendo 15 teóricos e 7 empíricos. Nossos resultados indicam que a titularidade feminina é apresentada como um avanço político importante, mas sua participação torna-se contraditória pela natural forma com que a divisão sexual do trabalho ocupa nos programas de transferência de renda, o que remete ao debate sobre a feminização da pobreza e o trabalho de reprodução social.

Palavras-chave : Transferência de Renda; Programa Bolsa Família, Feminização da Pobreza; Mulheres; Gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License