SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48As mulheres na política de transferência de renda: uma revisão sistemática da literaturaNegritude feminina no Brasil: uma análise com foco na educação superior e nos quadros executivos empresariais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CARVALHAES, Flávia Fernandes de; SILVA, Rafael Bianchi  e  LIMA, Alexandre Bonetti. Reflexões sobre discursos a respeito do racismo no Brasil: considerações de uma psicologia social crítica. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 311-324. ISSN 2175-1390.

O artigo problematiza narrativas que articulam sentidos construídos acerca da temática do racismo no Brasil. Inicialmente, apresentaremos os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram esta investigação fundamentada pelo conceito de discurso. São analisadas as condições de desigualdades que assolam a população brasileira e seus desdobramentos na reprodução do racismo sendo problematizado seu lugar em nossa sociedade a partir de discursos que o justificam ou buscam acobertá-lo ideologicamente. A partir disso, refletiremos sobre as concepções de habitus e de meritocracia como analisadores que contribuem para edificar um mito de democracia racial no Brasil, bem como para tornar invisíveis condições de subalternidade e subcidadania. Concluímos que um dos caminhos para o enfrentamento do racismo no cotidiano brasileiro se articula por meio da revisão crítica da história, bem como por meio da valorização de produções científicas alinhadas a conhecimentos locais, plurais e que buscam empreender ações transformadoras da realidade social.

Palavras-chave : Racismo; Discurso; Produção de sentidos; Colonialismo; Subcidadania.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License