SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48Reflexões sobre discursos a respeito do racismo no Brasil: considerações de uma psicologia social críticaInterseccionalidade e participação política: a experiência de mulheres negras jovens feministas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MALPIGHI, Vanessa Cristina da Silva; BARREYRO, Luz Amparo López; MARIGLIANO, Rilza Xavier  e  LEOPOLDO, Kae. Negritude feminina no Brasil: uma análise com foco na educação superior e nos quadros executivos empresariais. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 325-338. ISSN 2175-1390.

O presente artigo tem por objetivo investigar as Políticas Públicas Educacionais e Empresariais para o enfrentamento da desigualdade social de mulheres negras no Brasil. Observa-se a ascensão social das mulheres negras, porém estas ainda permanecem sub-re-presentadas. Os dados apresentados neste estudo referem-se ao percentual de mulheres negras na Universidade e em cargos executivos do setor privado. Problematizar o lugar da negritude feminina, enfatizando as políticas afirmativas para enfrentamento das desigualdades é reiterar a necessidade de políticas que atinjam a negritude feminina e a estrutura social. Desse modo, pensar a inserção de mulheres negras no Ensino Superior é também refletir sobre suas possibilidades de desenvolvimento e emancipação.

Palavras-chave : Mulher Negra; Ensino Superior; Trabalho; Políticas Afirmativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License