SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48Intersectionality and political participation: the experience ofyoung black feminist womenIntersectionality, femi-geno-cide and necropolitcs: women's deaths in the dynamics of urban violence in Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

FURTADO, Odair; CARVALHO, Mônica Gurjão  and  SANTOS, Winnie Nascimento dos. Quase da família: perspectivas intersecionais do emprego doméstico. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 355-369. ISSN 2175-1390.

No Brasil, o trabalho doméstico emprega 5,9 milhões de mulheres. Deste total, 66% são negras, residem em regiões periféricas e não dispõem de proteção trabalhista. Historicamente, as empregadas domésticas estiveram submetidas a uma série de aspectos excludentes, como baixa remuneração, contratações à margem da legalidade e discriminação de gênero e raça. O presente artigo discute teoricamente as articulações entre gênero, raça e classe presentes no trabalho doméstico brasileiro. Compreende-se tais questões a partir do conceito de nó proposto por Saffioti (2004) - que destacou o imbricamento das categorias patriarcado-racismo-capitalismo - e da perspectiva interseccional proposta por Lélia Gonzalez (2018) - que ressaltou a relação do racismo, patriarcalismo, opressões de classes e outros sistemas discriminatórios, reconhecendo estes como marcadores da desigualdade social no Brasil. Tais conceitos foram mobilizados a fim de se refletir a desvalorização social das empregadas domésticas. Por meio deste artigo, pretende-se evidenciar o modo como os sentidos relativos a gênero, classe e raça são articulados na produção de assimetrias sociais e na subalternização das trabalhadoras domésticas, contribuindo, também, para as resistências às alterações na legislação no que tange ao trabalho doméstico.

Keywords : Trabalho doméstico; Gênero-raça-classe; Patriarcado.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License