SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48Almost family: intersectional perspectives of domestic employmentDefending an embodied and positional notion of gender subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SOUSA, Ingrid Sampaio de; NUNES, Larissa Ferreira  and  BARROS, João Paulo Pereira. Interseccionalidade, femi-geno-cídio e necropolítica: morte de mulheres nas dinâmicas da violência no Ceará. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 370-384. ISSN 2175-1390.

O artigo objetiva problematizar interseccionalmente a dinâmica da morte de adolescentes e jovens mulheres nas tramas da violência urbana no Ceará, destacando as relações entre marcadores sociais e de opressão, como gênero, raça e classe. No primeiro momento, sustentamos que tal fenômeno é expressão de um femi-geno-cídio e de uma necropolítica de gênero, apontando alguns elementos que compõem o plano de forças em que essas mortes são engendradas. Em seguida, discutimos como a criminalização dessas mulheres tem articulado seus assassinatos a outras expressões da violência, como o encarceramento feminino, configurando-se como um indutor de precarização interseccional da vida de mulheres negras e pobres, tornando-as "vidas não passíveis de luto". Conclui-se apontando que as políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres devem desnaturalizar a condição de matabilidade e abjeção que recai sobre corpos racializados, feminizados e periferizados.

Keywords : Interseccionalidade; Femi-geno-cídio; Violência urbana; Gênero; Juventudes.

        · abstract in Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License