SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48Interseccionalidade, femi-geno-cídio e necropolítica: morte de mulheres nas dinâmicas da violência no CearáCidades, territórios e juventudes: práticas e sentidos sobre pertencimento, juventude e periferia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

URPIA, Ana. Por uma noção corporalizada e posicional de subjetividade de gênero. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 385-401. ISSN 2175-1390.

Há, no campo dos estudos feministas, ao menos dois pontos de vista sobre gênero. No primeiro, gênero está em oposição a sexo, e refere-se a uma subjetividade e um comportamento socialmente construído, e não ao corpo em sua materialidade. No segundo, gênero faz referência a qualquer construção social, incluindo aquelas que separam corpos "femininos" de corpos "masculinos". Embora este último seja o predominante, feministas contemporâneas têm argumentado que algo importante se perde com a ênfase discursi-vo-semiótica deste ponto de vista, no qual o corpo fica subsumido em gênero: perde-se a localização material e corporal dos sujeitos. Este artigo, ao apresentar, desde o campo dos estudos feministas, algumas elaborações teóricas em torno dos processos de subjetiva-ção de gênero, propõe-se a (a) destacar o lugar que corpo e semiose assumem nesses processos e (b) indicar, como alternativa ao esvaziamento do sujeito de qualquer materialidade, uma noção corporalizada e posicional de subjetividade de gênero.

Palavras-chave : Gênero; Corpo; Semiose; Subjetividade; Posicionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License