SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48Por una noción corporeizada y posicional de subjetividad de géneroActividades consideradas masculinas: mujeres cis y transexuales en búsqueda de autonomía a través del trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

LANNA, Paloma de Almeida Albergaria  y  CALAIS, Lara Brum de. Cidades, territórios e juventudes: práticas e sentidos sobre pertencimento, juventude e periferia. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 402-416. ISSN 2175-1390.

A presente pesquisa teve por objetivo investigar aspráticas e os sentidos atribuídos por jovens moradores de um bairro periférico em Juiz de Fora (MG) sobre sua noção de pertencimento à cidade. Tendo como referencial metodológico a Pesquisa Exploratória, utilizou-se da entrevista semiestruturada como ferramenta para levantamento de informações. A análise do material coletado deu-se a partir da perspectiva da Análise de Produção de Sentidos. Deslocar-se pela cidade, apropriar-se dela representa experimentá-la, produzindo sentidos por meio da ação. No entanto, considerando a existência dos marcadores sociais da diferença, compreende-se que ser jovem, pobre e morador de periferia ocasionará vivências atravessadas por tais marcadores, produzindo a forma como estes vivenciam a juventude, incluindo o uso que fazem da cidade.

Palabras clave : Juventude; Cidade; Periferia; Psicologia Social; Pertencimento.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License