SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48Por uma noção corporalizada e posicional de subjetividade de gêneroAtividades consideradas "masculinas": mulheres cis e transexuais em busca de autonomia através do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LANNA, Paloma de Almeida Albergaria  e  CALAIS, Lara Brum de. Cidades, territórios e juventudes: práticas e sentidos sobre pertencimento, juventude e periferia. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 402-416. ISSN 2175-1390.

A presente pesquisa teve por objetivo investigar aspráticas e os sentidos atribuídos por jovens moradores de um bairro periférico em Juiz de Fora (MG) sobre sua noção de pertencimento à cidade. Tendo como referencial metodológico a Pesquisa Exploratória, utilizou-se da entrevista semiestruturada como ferramenta para levantamento de informações. A análise do material coletado deu-se a partir da perspectiva da Análise de Produção de Sentidos. Deslocar-se pela cidade, apropriar-se dela representa experimentá-la, produzindo sentidos por meio da ação. No entanto, considerando a existência dos marcadores sociais da diferença, compreende-se que ser jovem, pobre e morador de periferia ocasionará vivências atravessadas por tais marcadores, produzindo a forma como estes vivenciam a juventude, incluindo o uso que fazem da cidade.

Palavras-chave : Juventude; Cidade; Periferia; Psicologia Social; Pertencimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License