SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48Cidades, territórios e juventudes: práticas e sentidos sobre pertencimento, juventude e periferiaGênero, classe e raça: representações de jovens sobre o mundo do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SALVAGNI, Julice; VERONESE, Marília Veríssimo; GUERIN, Marina  e  MARQUES, Samanta Fanfa. Atividades consideradas "masculinas": mulheres cis e transexuais em busca de autonomia através do trabalho. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 417-432. ISSN 2175-1390.

Este estudo buscou analisar a trajetória de mulheres em atividades laborais consideradas "masculinizadas". Foram realizadas 12 entrevistas individuais semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de discurso. Consideramos, como principais resultados, que: (a) As mulheres utilizam-se de várias estratégias para lidar com os desafios que encontram no mercado de trabalho e principalmente em atividades consideradas masculinizadas; o trabalho aparece como possibilidade de emancipação e de empoderamento; (b) As perspectivas familiares em relação ao trabalho das mulheres demonstram que a dupla jornada ainda é uma realidade e que a maternidade mantém-se como condição de desigualdade de gênero na esfera laboral; (c) A mulher, quando transexual, sofre preconceito tanto na instituição familiar quanto nas laborais, sendo difícil encontrar mulheres transexuais no mercado de trabalho formal em que este seja veículo de emancipação e produção de autonomia.

Palavras-chave : Divisão Sexual do Trabalho; Gênero; Mulheres Cis; Transgêneras; Autonomia; Identidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License