SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48Gênero, classe e raça: representações de jovens sobre o mundo do trabalhoA parentalidade como prática do político índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MALFRAN, Yarlenis Mestre  e  OLIVEIRA, João Manuel de. Uma abordagem interseccional da cidadania trans em Cuba. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 448-461. ISSN 2175-1390.

Este artigo debate sobre a configuração da cidadania trans* em Cuba a partir do cruzamento de várias fontes; focando nos usos e efeitos das políticas. São foco da análise a Resolução 126 de 2008 do Ministério de Saúde Pública para o atendimento a transexuais, o relato de uma informante e produções acadêmicas nacionais que debatem sobre o assunto. Baseamos nossa análise fundamentalmente na perspectiva da interseccionalidade, concluindo que uma política pública para a cidadania trans* em Cuba precisa incorporar o gênero em uma perspectiva interseccional, como garantia de uma agenda inclusiva e transformadora das vulnerabilidades intersecionais que limitam as vidas e os direitos das pessoas trans*.

Palavras-chave : Saúde; Políticas públicas; Cidadania trans; Inter-seccionalidade; Direitos.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License