SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48Un abordaje interseccional de la ciudadanía trans en Cuba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

LOPEZ, Jacqueline Garavito  y  VALENCIA, Nelson Molina. A parentalidade como prática do político. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.48, pp. 463-473. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste artigo de revisão é compreender como se constrói o político nas relações entre pais e filhos. Para conseguir isso, revisaram-se artigos publicados entre os anos 2000 e 2016, os quais tivessem como ponto de partida, uma noção ampla sob socialização política e aportem informação para entendê-la desde o sistema parental. Sua análise permitiu identificar as seguintes categorias emergentes: o exercício da parentalidade em sociedades específicas, a socialização política e a parentalidade como prática do político. Neste artigo desenvolvemos as duas últimas. As pesquisas revisadas permitiram estabelecer que a parentalidade constitui uma prática do político em diferentes aspectos: institui uma responsabilidade cidadã regulada por instâncias de poder; transmite ideologias políticas; a negociação do poder entre pais e filhos contribui na construção de cidadãos capazes de se adaptar ou resistir; através da parentalidade, emoções e noções políticas são construídas, apoiadas por formas de ativismo que podem vir de pais ou filhos.

Palabras clave : Parentalidade; Família; Socialização política; Ideologias políticas; Noções políticas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License