SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49In order to guarantee order and security: which youth? Which territories? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

COSTA, Pedro Henrique Antunes da  and  MENDES, Kíssila Teixeira. A eterna fuga da ninguendade: ofensiva do capital, identidade brasileira e produção de neoninguéns. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 476-489. ISSN 2175-1390.

O artigo objetiva discorrer sobre a atualidade do conceito de ninguendade, de Darcy Ribeiro, na compreensão da construção da identidade social brasileira na presente conjuntura econômica, social e política. Partimos do pressuposto de que a intensificação da crise estrutural do capitalismo fomenta uma ofensiva do capital em sua razão-de-ser neoliberal, junto de uma ascensão conservadora e reacionária, que contribuem para a criação dos neoninguéns. Tal conjuntura reatualiza o movimento originário e permanente do brasileiro por ser alguém e fugir de sua ninguendade étnica e identitária, aprofundando o binômio Eu x Outro, juntamente com o silenciamento e apagamento destes outros. Assim, apontamos a necessidade de compreensão de nossa identidade produzida social e processualmente face às nossas bases concretas de formação econômicas, políticas e socioculturais, ou seja, atrelando-a à divisão social que aqui se produziu a partir das classes sociais e seus matizes, bem como às dimensões étnico-raciais e de gênero.

Keywords : Identidade; Brasil; Capitalismo Dependente; Darcy Ribeiro; Psicologia Política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License