SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49A eterna fuga da ninguendade: ofensiva do capital, identidade brasileira e produção de neoninguénsSobre as pessoas que habitam os territórios em risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LISBOA, Flávia de Abreu; BARBOSA, Roberta Brasilino  e  CUNHA, Thiago Colmenero. Por ordem e segurança: quais juventudes? Quais territórios?. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 490-503. ISSN 2175-1390.

Este manuscrito possibilita um debate partindo da transversalização das noções de juventude, território e segurança. Pensar essas noções e seus entrelaçamentos faz-se relevante como forma de analisar racionalidades que perpassam e sustentam as formas de controle da juventude no Brasil. Utilizam-se analisadores emergentes de três pesquisas, as quais perpassam essa temática: a primeira discutindo a questão da segurança nas escolas públicas do estado; a segunda envolvendo adolescentes inseridos no sistema socioeducativo também do estado do Rio; e a última, com análises acerca das políticas brasileiras sobre drogas. Afirma-se que, na diversidade e na multiplicidade das formas de ser jovem, são traçadas linhas de segregação que delimitam algumas juventudes como mais perigosas, as quais tornam-se alvo principal de controle social. Assim, segurança e território sustentam-se como linhas transversais às temáticas de cada pesquisa e delineiam-se como racionalidades que comparecem na construção das políticas públicas para certas juventudes no Brasil.

Palavras-chave : Juventude; Segurança; Ordem; Território; Criminalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License