SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49Por ordem e segurança: quais juventudes? Quais territórios?Indústria cultural: o pensar cristalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Juliana Catarine Barbosa da  e  MENEZES, Jaileila de Araújo. Sobre as pessoas que habitam os territórios em risco. Rev. psicol. polít. [online]. 2020, vol.20, n.49, pp. 504-517. ISSN 2175-1390.

O presente artigo objetiva caracterizar o perfil dos(as) usuários(as) do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC). O referido Sistema é, no Brasil, a instituição governamental que concentra as intervenções sobre riscos no contexto das emergências e desastres. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na região metropolitana do Recife, na qual foram analisados 53 documentos de avaliação de risco e realizadas 15 entrevistas semiestruturadas. Observamos que os(as) usuários(as) do SINPDEC são, em sua maioria, pessoas do sexo feminino, pobres e em condição de desenvolvimento humano abaixo da média das cidades em que vivem. Nesse sentido, observa-se a situação de estar incluído em um processo que também é de exclusão, ou seja, o acesso aos serviços de defesa civil não tem garantido a esse público a vida fora das áreas em risco.

Palavras-chave : Defesa civil; Risco; Gestão da vida; Desigualdade social; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License